O recrutamento pode ser
10x mais eficiente com dados
O recrutamento desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer organização.
No entanto, o recrutamento também pode ser um processo complexo e desafiador, especialmente quando se trata de tomar decisões importantes.
É aqui que entra a decisão baseada em dados.
40%
De redução na taxa de desistência no teste técnico (mudando apenas a etapa).
Como fizemos isso?
O Cliente tinha taxas altíssimas de desistência no teste técnico, as pessoas candidatas recebiam o teste e não faziam (recebiam na primeira etapa).
Resolvemos então mudar a etapa que o teste era enviado.
A hipótese por trás era: quanto mais comprometido e engajado com o processo, menor a chance do candidato desistir de realizar o teste.
Logo, enviar na primeira etapa, onde o candidato ainda não teve a oportunidade de conhecer melhor a empresa, a vaga e as pessoas, poderia ser o motivo de tanta desistência.
Ao testarmos o envio na segunda e na terceira etapa conseguimos reduzir em quase 40% as desistências!
E você, já testou mudar a etapa que envia os testes?
226%
De aumento na taxa de conversão de inscritos (após mudar copy de abordagem).
Como fizemos isso?
No marketing e vendas o teste de copy é algo rotineiro, esse é basicamente um dos principais trabalhos do time.
Mas no recrutamento isso ainda é pouquíssimo explorado, infelizmente.
Quem nunca abriu um e-mail com um título que te despertou a curiosidade? Com as abordagens não seria diferente.
Ps.: Aqui está uma postagem com algumas dicas práticas de como aumentar sua taxa de resposta.
Veja outras dicas que vão te levar ao sucesso!
Você sabe dizer qual parte do funil de recrutamento tem a maior perda percentual (%) de candidatos? Por ex, pode ser que a maior perda esteja na recusa da oferta, então não adianta colocar um monte de candidatos no funil se a oferta não for ajustada.
Digamos que você esteja tentando decidir qual site divulgar a vaga (job board). Ao analisar os dados sobre o número de candidatos e a qualidade dos candidatos que cada site gera, você pode tomar uma decisão mais assertiva sobre qual será mais eficaz.
Você pode perceber que determinado canal de recrutamento não está gerando candidatos suficientes ou a qualidade não está atendendo às suas expectativas, assim você pode ajustar o orçamento de acordo. Isso ajudará a minimizar custos e, ao mesmo tempo, atingir suas metas.
Sabe dizer a quantidade média de vagas abertas e fechadas por mês? E quebrando por recruiter? Ou sabe dizer o tempo médio da abertura até a contratação (SLA) de cada vaga? Com esses dados você pode ter um planejamento mais realístico para as contratações do ano.
Os dados vão te ajudar a identificar as áreas em que está indo bem e as áreas em que precisa melhorar.
Como diria Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna:
“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”
Conheça a única ferramenta nacional de recrutamento e seleção que te permite ter dados do hunting a contratação e torne seu recrutamento 10x mais eficiente.